Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de março de 2011

NOTÍCIA - Baixo peso: saiba quando emagrecer pode ser perigoso


A balança é sempre malquista, principalmente pelas mulheres. A guerra é para fazê-la apontar números inferiores àquele que se enxerga. Mas, em alguns momentos, a balança pode mostrar estes números menores do que o esperado, anunciando que algo pode não estar bem com o organismo.
Um corpo abaixo do peso ideal pode esconder problemas de saúde como diabetes e hipertireoidismo, entre outros males, assim como pode acarretar distúrbios que chegam até mesmo colocar a vida em risco. Saber as causas e consequências do baixo peso é essencial para a manutenção da saúde e do bem-estar.

Não é o que pareceÉ senso-comum observar uma pessoa que está abaixo do peso e associar sua magreza à desnutrição. Todavia, nem todos os esquálidos estão, necessariamente, padecendo da falta de nutrientes. É preciso levar em consideração as características individuais de cada um, além do cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), pois há quem apresente baixo peso e alta porcentagem de gordura no corpo e vice-versa. "O IMC é muito importante, mas temos que ter bom-senso e avaliar o biótipo de cada pessoa. Há mulheres, por exemplo, com uma estrutura mais forte, que vai fazer com que elas sejam mais pesadas e, nem por isso, estão acima do peso ideal", indicou Alfonso Massaguer, ginecologista e diretor clínico da clínica Engravida, de São Paulo (SP).
"A desnutrição geralmente é causada por uma dieta pobre em calorias e proteínas, ou por má absorção de nutrientes. Pode ser o somatório de várias causas, como sociais, psiquiátricas ou patológicas. Por isso, toda pessoa que está fora do peso ideal, tanto para mais quanto para menos, deve procurar um profissional capacitado para descartar uma condição mais séria", reforçou a naturopata holística Angela Freitas, do Babele Spa & Bem-Estar, da capital paulista.

Ponteiros em queda livreO emagrecimento repentino deve ser sempre investigado. Afinal, doenças como hipertireoidismo, alguns tipos de câncer, diabetes tipo I, hepatite C, bulimia e anorexia nervosa podem levar à perda abrupta dos quilinhos nem sempre desejados. Ficar com um corpo esbelto é bacana, mas a saúde não deve ser comprometida, pois estas enfermidades são sérias e podem até mesmo levar à morte.
"Todo mundo quer um corpo perfeito, mas algumas pessoas desconhecem como fazer para alcançá-lo de maneira saudável", garantiu Angela. Isso porque a perda de peso também pode ser induzida por meio de dietas restritivas, que acabam comprometendo a saúde. Algumas das consequências que este emagrecimento súbito traz para o corpo são a amenorreia (ausência de menstruação), desbalanceamento hormonal, enfraquecimento de unha e cabelo, alterações do humor e do sono, mudança na cor da pele, queda da imunidade, entre outros. "O baixo peso é perigoso por si só, mas em mulheres, por exemplo, ele pode comprometer seriamente a fertilidade, porque os hormônios sexuais são derivados da gordura, do colesterol", contou Massaguer.
A idade também acaba influenciando a perda de peso. O ginecologista da clínica Engravida lembrou que, com o avanço dos anos, torna-se mais difícil perder peso espontaneamente, o que faz com que as atenções dobrem em caso de emagrecimento severo. Por outro lado, os distúrbios de autoimagem, como anorexia nervosa e bulimia, tendem a afetar os indivíduos mais jovens. "Nestes casos, a perda de peso extrema leva ao risco de morte por falha no funcionamento de alguns órgãos, visto que suas necessidades não são supridas", avisou a naturopata.
 
Tem voltaAo perder muito peso em um curto período de tempo, é preciso investigar a causa do emagrecimento. A melhor maneira é procurando um médico para a realização de exames que apontarão a causa do baixo peso. "Também é interessante procurar um nutricionista para uma reeducação alimentar visando ao aumento da massa corporal. No caso dos transtornos alimentares, como bulimia e anorexia nervosa, ainda é indicado o acompanhamento terapêutico", sugeriu Angela.


Fonte: adaptado Terra


Obrigada
E até o próximo post.

Beijos a Todos

sexta-feira, 4 de março de 2011

DICA: Alimentação no Carnaval!




A folia começa hoje (sexta-feira, 04 março 2011) e se estende durante cinco dias seguidos. Milhões de pessoas estarão se esbaldando horas a fio em diferentes pontos do país em uma das comemorações mais esperadas do ano: o Carnaval. A festa exige energia dos participantes, que boa parte das vezes, acabam virando sua rotina alimentar de cabeça para baixo em nome da folia.

Geralmente as pessoas nem lembram dos cuidados com a alimentação durante o Carnaval. Mas alguns preparos saudáveis e práticos podem evitar que os efeitos das bebidas, comidas, alto gasto energético, longa exposição ao sol, poucas horas de sono agridam de forma exagerada o organismo. Nessas situações de grande estresse físico o sistema imunológico fica debilitado, abrindo caminho para contrair doenças e infecções. 

E para aproveitar ao máximo esta data do ano, segue algumas dias para se divertir e deixar sua saúde feliz:


PREPARAÇÃO PARA O CARNAVAL

A hidratação é fundamental para garantir disposição nesta época. Inicie a hidratação com antecedência para uma hidratação adequada. É necessária a ingestão diária de 2 a 3 litros de líquidos (água, sucos de frutas e água de coco). A hidratação deve ser feita não só antes, mas durante e após para repor tudo o líquido perdido.


Evite alimentos gordurosos, pois, além de favorecerem o ganho de peso, tornam a digestão mais lenta, com a sensação de estufamento - causando mal estar na hora da folia. Consuma carnes magras como filé de frango, de peixe ou peito de peru e escolha os queijos magros e leite desnatado, por exemplo.

Faça uma refeição ou um lanche "reforçado" com alimentos ricos em carboidratos (pão, arroz, batata, mandioca, milho, macarrão) antes de sair para a festa, para ter bastante energia na hora da folia.

Pratique atividade física, principalmente aeróbica, (para aumentar a sua resistência física) nos dias que antecedem a festa.


* Quem possui uma rotina saudável consegue se manter de uma maneira melhor nos períodos de excessos. A diminuição do consumo de frituras, a criação de uma rotina alimentar diária, com espaços menores entre as refeições, porções reduzidas e boa qualidade dos alimentos fazem a diferença em momentos como o Carnaval. Se possível, comece a estabelecer uma alimentação mais regrada desde já. Inclua na rotina itens como água de coco, sucos com folhas de couve ou trigo, suco de uva, frutas, verduras e castanhas.


DURANTE A FESTA

• Para prevenir a desidratação causada pelo excesso de transpiração, consuma muita água, sucos naturais de frutas, água de coco ou até mesmo bebidas isotônicas, que repõem os eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cloro perdidos com a transpiração. Os sucos de frutas são uma ótima opção, pois além de hidratarem, fornecem um açúcar natural (frutose) que repõe a energia consumida.

Evite o consumo de alimentos gordurosos, pois são de difícil digestão dando a sensação de estomago pesado e de moleza.

Alimente-se durante a festa e não fique mais que 4 horas sem se alimentar. Escolha alimentos leves e que favoreçam uma rápida digestão, hidratação e nutrição, como barrinhas de cereais, frutas, inclusive desidratadas ou então sucos. Desta forma, irá repor a energia que o organismo precisa.

• Caso consuma bebidas alcoólicas, beba com moderação e nunca com o estômago vazio. As bebidas são muito calóricas e aumentam a diurese, o que pode elevar o risco de desidratação. Intercale as bebidas alcoólicas com água e alimentos (sementes oleaginosas: castanhas, amendoim ou azeitonas), para retardar o efeito do álcool. A água irá proporcionar a eliminação mais rápida dos metabólicos do álcool.


** Barras de cereal light, frutas secas e oleaginosas ajudam a revestir a mucosa gástrica para evitar a ressaca e fornecem energia suficiente. Aposte em castanhas do Pará e de caju, damasco, pistache e amêndoas, que podem ser consumidas como aperitivo.


APÓS O CARNAVAL

Tenha uma boa “noite" ou "dia" de sono. O ideal é dormir de 6 a 8 horas ao dia, para se regenerar.

Consuma alimentos ricos em vitaminas e minerais e fibras, tais como: frutas, verduras e legumes. Eles possuem baixo valor calórico e repõem os principais nutrientes perdidos no suor.

• Dê preferência aos alimentos fontes de vitaminas antioxidantes (vitaminas A, E e C) que diminuem a ação prejudicial do aumento de radicais livres (substâncias oxidativas) ocasionada nesta condição de maior desgaste físico. Exemplo: cenoura, mamão, abóbora, agrião, couve, espinafre e brócolis, óleos vegetais, gérmen de trigo, cereais integrais e os vegetais de folhas verdes,frutas cítricas como laranja, limão, acerola, entre outras.

• Uma dieta desintoxicante, com muita água, limonada, água de coco, chá verde, sucos e alimentos naturais, pobres em gorduras e carboidratos refinados, ajudará a eliminar as toxinas que podem ter sido acumuladas durante o Carnaval.



Evite neste período: Energéticos, especialmente misturados com bebida alcoólica, pois eles aumentam a frequência cardíaca, e se consumidos em excesso, a longo prazo podem causar desde uma sobrecarga do fígado, até uma parada cardíaca, em casos extremos. Alimentos muito gordurosos como feijoada, rabada, churrasco, frituras, além de embutidos - salsichas, linguiças, salames. Eles colaboram mais para o ganho de peso do que para a nutrição do organismo.  Além do mais cabe o bom senso também, e saber que nada em EXCESSO é bom para o organismo...então vamos equilibrar nossos dias de folia, assim como todos os outros e preservar nossa saúde.
Outro cuidado é o local onde as refeições são realizadas neste festividade, cuidado com a comida de rua, procure assegurar-se de que o estabelecimento possui uma boa condição de higiene, e saneamento, pois é muito comum intoxicações com água ou alimento nesta época do ano.


Espero que aproveitem as DICAS para o carnaval e caiam na folia com moderação...rsrsrrs
Cuide do seu corpo!!

E não se esqueçam de levar o guarda-chuva ou a capa de chuva, porque do jeito que está, vamos ter nos proteger da chuva!

O Bolg deseja a todos um ÓTIMO CARNAVAL ..... DIVIRTAM-SE!


terça-feira, 1 de março de 2011

Alimentos Sazonais - MARÇO

Bom gente, como todo dia 01 de cada mês segue a listagem com os alimentos da época...aproveitem para fazerem suas compras de forma barata e nutritiva.




Até a próxima matéria!

Obrigada!