Sabe quando você abre a geladeira para pegar alguma coisa e tem vontade de sair correndo?? Até desiste da missão impossível, de tão bagunçada que está! Aí vão algumas dicas e cuidados simples que são fundamentais para conservação dos alimentos e para facilitar sua vida:
- Os alimentos devem ser guardados preferencialmente em recipientes transparentes (facilitam visualização do conteúdo), quadrados (são melhor empilhados e aproveitam espaços) e com tampas hermeticamente fechadas (melhor conservação e evitam odores desagradáveis).
- Alimentos enlatados que serão consumidos primeiro devem ficar na frente para agilizar o acesso, assim como aqueles mais próximos da data do vencimento.
- Os alimentos enlatados, depois de abertos, devem ser transferidos para recipientes com tampa e etiquetados com nome e data de validade da embalagem original.
- Utilize a seguinte ordem para distribuição dos alimentos:
- Prateleiras superiores: Alimentos prontos para o consumo ou que já foram cozidos. Nestas prateleiras também devem ficar os produtos mais perecíveis, como leite e derivados, frios fatiados (que devem ser consumidos no máximo em quatro dias), ou conforme o prazo de validade indicado no rótulo.
- Prateleiras intermediarias: Alimentos semiprontos.
- Prateleiras inferiores: Alimentos crus.
* Congelar: Conservação de alimentos que necessitam ficar abaixo de zero graus, sempre identificados e com prazo de validade.
** Descongelamento de preparações: utilize as prateleiras inferiores da geladeira com antecedência de 24 horas, ou conforme orientação do fabricante.
Para conservar e organizar a geladeira deve-se:
- Certificar-se de que o ar esteja circulando da maneira adequada, não deixe a geladeira super lotada nem disponha nas prateleiras toalhas plásticas, pois dificultam a circulação do ar frio. O refrigerador e/ou freezer devem ser instalados longe das fontes de calor. Deixe um espaço mínimo de 20 cm dos lados, acima e no fundo, no caso de instalação entre armários e paredes.
- Verificar periodicamente a borracha de vedação, que deve estar em bom estado para não escapar o ar frio.
- Evitar abrir e fechar a geladeira muitas vezes. Retire, sempre que possível, todos os alimentos que serão utilizados de uma só vez. evite deixar a geladeira aberta por muito tempo.
- Descongelar o freezer ou congelar periodicamente, conforme as instruções contidas no manual do fabricante.
- Manter estável a temperatura da geladeira, garantindo a conservação dos alimentos e do equipamento. O termostato dever ser ajustado de acordo com a quantidade de alimentos armazenados, temperatura externa, frequência de abertura das portas.
- Em dias quentes, não deixar o aparelho regulado na posição mínima. O resfriamento insuficiente acarretará na perda de alimentos e formação de suor interno. O mesmo acontece em dias frios, com a regulagem do termostato na temperatura máxima, que causa resfriamento excessivo.
E na hora de limpar? Como fazer?
A limpeza e a conservação da geladeira são fundamentais na conservação dos alimentos, assegurando a durabilidade e evitando a contaminação dos mesmo. Para limpeza geral, retire todos os alimentos e mantenha-os em caixa térmica. Cuidado redobrado com as gavetas, pois são as que juntam mais sujeiras.
Nunca use produtos abrasivos, que estragam o revestimento. Limpe a parte externa com água e detergente neutro. Enxague e passe pano seco. Sujeiras mais pesadas, como gordura ou molhos, a limpeza interna deve ser feita com água morna e detergente neutro.
Espero que tenham gostado das dicas...Agora mão em obra, vamos deixar nossa geladeira organizada e ainda evitar possíveis estragos e contaminação nos alimentos!
Aproveitem a dica!
Beijos a todos.
Fonte: SESI
Ninguém merece geladeira fedida!!!
ResponderExcluirnossa caramba bem legal !! :)
ResponderExcluir