Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Anvisa divulga documento com proposta de banir inibidores de apetite


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza, na próxima quarta-feira (23/2), audiência  pública para discutir o cancelamento do registro dos medicamentos que contém sibutramina e dos anorexígenos anfetamínicos (anfepramona, femproporex e mazindol). Os produtos à base dessas quatro substâncias atuam como inibidores de apetite e devem ser retirados do mercado brasileiro devido aos altos riscos à saúde que podem acarretar.

A indicação da Anvisa está baseada em estudos científicos e no parecer da Câmara Técnica de Medicamentos (Cateme) de 26 de outubro de 2010. No documento, o órgão recomenda o cancelamento dos medicamentos por apresentarem riscos que superam seus benefícios.

Segundo nota técnica da área de Farmacovigilância e da gerência de Medicamentos da Anvisa, a sibutramina apresenta baixo coeficiente de efetividade de redução de peso e pouca manutenção de redução de peso em longo prazo. Além disso, estudos indicam possível aumento de risco cardiovascular entre todos os usuários.

Os medicamentos anorexígenos anfepramona, femproporex e mazindol, por sua vez, apresentam graves riscos cardiopulmonares e do sistema nervoso central.  Esses fatores tornam insustentável a permanência destes produtos no mercado, mesmo considerando as melhorias já implantadas no processo de controle da venda destes medicamentos no Brasil.

A nota técnica da Anvisa destaca, ainda, que esses medicamentos não são comercializados em diversos países desenvolvidos por serem considerados medicamentos obsoletos e de elevado risco aos usuários.

Leia a notícia técnica da Anvisa sobre o tema

Audiência Pública para discutir proposta de retirada dos inibidores de apetite
Quando: quarta-feira (23/2); de 9h às 13h.
Onde: Auditório da Anvisa (SIA trecho 5, área especial 57, bloco E).

(muito interessante)


FONTE: ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (http://www.anvisa.gov.br/)



Espero que se atentem a esta notícia e que tenham gostado da informação!
Infelizmente muitas pessoas fazem uso desses remédios sem orientação médica, ou de maneira incorreta, pois há uma grande necessidade de avaliar os riscos de seu uso antes de inicar o tratamento, e isso é feito junto ao médico. Além disso, o medicamento é um dos últimos recursos para se perder peso, quando outros tratamentos não tiveram sucesso.
E mais infeliz ainda, as pessoas que fazem uso de medicamentos clandestinos ou até sem aval científico, gente vamos parar para pensar e ver se realmente compensa. Nada faz milagres!

Muito cuidado!!

Obrigada

Até o próximo post.

Beijos a todos e bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário