A enquete feita pelo Blog perguntou quantas refeições o leitor realizava por dia; isto nos mostrou uma realidade e um comportamento alimentar e a partir disto é possível avaliar o estilo de vida.
O resultado ganhador da enquete foi que 31% das pessoas realizam de 4 a 5 refeições diárias e em segundo lugar com 25% dos votos, apenas de 2 a 3 refeições. Apesar do total de votos pequeno (16 votos) já foi possível fazer um comentário sobre.
Parabéns para aquelas pessoas que fracionam sua dieta e conseguem manter um ritmo metabólico, e seguir as recomendações de comer de 3 em 3 horas para manter o metabolismo. E para aqueles que não estão se alimentando adequadamente, é hora de rever sua alimentação e avaliar sua saúde; vamos tentar mudar esses hábitos.
Todos, ou a maioria, já ouviu muitas recomendações pela mídia, por profissionais, ou outros; que o correto é realizarmos três refeições principais (café da manha, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dias. E não pular as refeições. Isso também pode ser lido no manual do Minsitério da Saúde ( 10 passos para alimentação saudável) ou mesmo aqui no Blog (matéria de mesmo nome).
Fazendo todas as refeições, você evita que o estômago fique vazio por muito tempo, diminuindo o risco de ter gastrite e de ficar com muita fome e exagerar na quantidade quando for comer. Aprecie a sua refeição, coma devagar, mastigando bem os alimentos.
Comer a cada três horas é importante para combater a compulsão. "Assim é possível chegar à próxima refeição sem aquela vontade enlouquecedora de devorar o que estiver pela frente, e isso acaba nos levando à comilanças desnecessárias.”
Eliminar os momentos de pico de fome, situados entre as principais refeições do dia, é um cuidado que qualquer pessoa preocupada com saúde deveria ter. Quando passamos muito tempo sem comer, o cérebro entende que há uma ameaça de privação alimentar e envia mensagem para que parte do que for consumido seja "guardado" por precaução.
Por outro lado, ao fornecer energia para o organismo de tempos em tempos a mensagem muda de tom e o corpo é estimulado a queimar o que foi ingerido. Essa estratégia não só acelera o metabolismo, como também ajuda a acabar com as reservas em forma de camada adiposa. O metabolismo começa trabalhar de forma ritmada, e ter um resultado muito bom.
O ideal é fazer de cinco a seis refeições diárias. Mas cuidado para não exagerar nesses lanchinhos e nem nas refeições.
A dieta fracionada também é indicada para quem quer ganhar peso ou precisa de muita energia, como os atletas. Nestes casos, alimentos ricos em calorias podem ser distribuídos ao longo do dia. Os diabéticos também são beneficiados com esta prática porque a dieta fracionada evita episódios de hipoglicemia, que são frequentes quando o paciente usa insulina ou determinados antidiabéticos orais.
A dieta fracionada favorece a manutenção da boa forma. Isso é sinônimo de saúde e longevidade.
Espero que todos tenham gostado!
Até a próxima Enquete!
Beijos a Todos
Bom artigo.
ResponderExcluirQuanto a dietas acompanho também as dicas de outro blog de que gosto. se quiserem conhecer fica o endereço:
http://dieta-especial.blogspot.com