Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Trocas inteligentes....buscando alimentos mais saudáveis!

Antes de mais nada quero pedir desculpas pela demora de postagem de hoje. Infelizmente só agora tive um tempinho para me dedicar ao blog, o dia foi muito corrido!! Sei que isso parece uma desculpa muito batida né? Mas realmente antes não estava conseguindo me concentrar e tirar um tempo só pra mim e pro blog.

Mas agora está aí...fresquinho para vocês....

Espero que gostem!

**Ahh....E amanhã postarei os alimentos sazonais do mês de fevereiro (como havia prometido todo mês publicar para vocês), e também comentarei sobre o resultado da Enquete do Blog, que foi encerrada ontem.



ALIMENTOS COM ALTO TEOR DE GORDURA SÃO BASTANTE CALÓRICOS E POR ESTE MOTIVO DEVEM SER SUBSTITUÍDOS POR OUTROS.

COMO PODEMOS FAZER ISSO?




Gente, essas são algumas dicas de trocas alimentares inteligentes, para evitar alimentos muito calóricos, que em excesso podem gerar aquela gordurinha indesejada, e além disso, trocas por alimentos mais saudáveis. Mas não estou falando que devemos banir da dieta esses alimentos (que são muito gostosos, vamos combinar), mas eles devem ser consumidos moderadamente, dentro de um plano alimentar balanceado, harmonioso, para não nos trazer nenhum problema de saúde.

Espero que aproveitem essas trocas e tornem suas dietas mais dinâmicas e saudáveis!


Obrigada

Até amanhã.


Beijos a Todos


3 comentários:

  1. Aiii Jujuu
    o duro é fazer essas trocas!!!
    quando q chantilly é mais gostoso que iogurte!!!
    tudo bem q com uma salada de frutas fica uma deliciaaaa...
    aiii to me contradizendo!!! :S

    ta taaa
    vo assumi nao pé dificil faze a troca!!!

    só tem q ter força de vontade!!!

    ResponderExcluir
  2. Lari...com certeza não é algo simples, ainda mais se nosso paladar e nosso hábito alimentar está acostumados com esses alimentos industrializados e mais calóricos, que realmente são uma delícia para o paladar, mas não tão delícias para a saúde. Temos sim que ter força de vontade para mudarmos velhos costumes, e isso não é uma tarefa fácil exige persistência. Mas eu não digo que não é para comer NUNCA esses alimentos, podemos sim comer, por que não? Mas tudo tem que ser moderadamente e dentro de um plano alimentar saudável. Isso para indivíduos saudáveis sem nenhuma patologia e que precise de uma dieta específica ou até com alguma restrição alimentar.

    Adorei o comentário Lari....sempre bem vinda!

    Qualquer dúvida pode postar que eu tento lhe responder!!

    Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Discordo sobre a carne suína. Lógico que salame, mortadela e presunto são feitos com bastante gordura o que é indesejável. Mas supor que frango é mais saudável vai contra a ciência. A única parte do frango que é saudável é o peito, sem pele. Todo o resto tem mais colesterol e é mais calórico do que boa parte do porco (sem contar a costelinha, claro, que não é saudável).
    O problema do peito do frango é que ele não tem tanto sabor, então os embutidos a base dele são entupidos de corantes e saborizantes artificiais, que em geral tem origem animal e são cheios de colesterol, perdendo a vantagem. Por isso sempre se deve procurar os de sabor mais suave.
    Já a carne suína não precisa ser excluída, porque consegue ter mais sabor com menos gordura e colesterol, no caso do lombinho (embutidos de lombinho, somente os com o lombo inteiro, fuja dos triturados) e em substituições em casa, como ao fazer um assado preferir a paleta ao pernil, paletas em posta sem pele ficam macias e saborosas com pouca gordura.

    Eu como estudante de gastronomia considero que os alimentos industrializados, com muita gordura, sal e açúcar, não são mais saborosos que alimentos saudáveis. Mas eles viciam o paladar, e a pessoa se acostuma a associar a gordura no palato com sensação de sabor. É instintivo, claro, mas é algo que pode ser educado. E começa desde pequeno, mas adultos também podem mudar. Um dos truques é principalmente temperar menos. Menos sal, menos açúcar, compense com mais ervas.

    Além disso, gostaria de recomendar outra substituição: a batata comum pode ser trocada por batata doce. Ao invés de comer batata frita, basta cortar a batata doce igual e levar ao forno com um pouco de sal e azeite, ela tosta, fica crocante, super saborosa e bem saudável.
    Abraços!

    ResponderExcluir